Strogonoff Simples de Frango

strogonoff simples de frango
Agradeça aos céus por este fácil strogonoff de frango, que tem um sabor melhor do que a receita tradicional e é feito em apenas uma panela, o que equivale a menos pratos na pia durante a noite, esperando para serem lavados. Melhor ainda, quando essa receita não é apenas fácil, mas também material para jantares e você impressiona seus convidados que pensam que você passou o dia todo na cozinha e ficam impressionados com o fato de ter uma receita maravilhosa na manga.

Origem do strogonoff

A receita original do estrogonofe – a de carne bovina – vem da Rússia em meados do século XIX. Existem várias teorias sobre a origem do nome “estrogonofe”, mas a mais popular é que ele deriva de algum membro da grande e importante família Stroganov. A primeira vez que a receita foi publicada foi no clássico livro de receitas russo de Elena Molokhovets, Um presente para jovens donas de casa em 1861. Ela dá a primeira receita conhecida para Govjadina po-strogonovski, s gorchitseju, ou “Carne à la Stroganov, com mostarda”, que invocava cubos de carne levemente enfarinhados salteados, salteados com mostarda e caldo de carne preparados e terminados com uma pequena quantidade de creme de leite. Aviso: sem cebola e sem cogumelos. Cebola e molho de tomate vieram depois, em outra receita publicada em 1912, que também sugeria servir com canudos de batata crocante, que são o acompanhamento tradicional para estrogonofe na Rússia e no Brasil. Por fim, a versão apresentada na Larousse Gastronomique de 1938 inclui tiras de carne e cebolas, com mostarda ou molho de tomate opcional. A receita tornou-se popular em hotéis e restaurantes na China, após a queda da Rússia czarista, antes do início da Segunda Guerra Mundial. Imigrantes russos e chineses, bem como militares dos EUA estacionados na China pré-comunista, foram os que trouxeram variações da receita aos Estados Unidos, o que explica a popularidade da receita durante os anos 50.

Acompanhamentos

O strogonoff – que não é apenas seu, mas também o prato favorito de Abraham Lincoln e Charles Chaplin – é feito com creme de leite. E vamos falar em arroz, eu sei que você está acostumado a ver receitas de estrogonofe sendo servidas sobre massas. Não! Um milhão de vezes não! Arroz é muito melhor! O arroz absorve o molho cremoso e cada mordida é como uma dança de loucura na boca. Além disso, nunca se esqueça da velha e boa batata palha, pois ela dará um sabor totalmente diferente no seu strogonoff.

Ingredientes

  • Um quilo de peito de frango, limpo e cortado em cubos de meia polegada
  • Uma colher de chá de colorau
  • Seis dentes de alho picados
  • Duas colheres de sopa de farinha de trigo
  • Uma cebola doce grande picada
  • Duas colheres de sopa de manteiga
  • Uma colher de sopa de azeite
  • Duas colheres de sopa de molho inglês
  • Duas colheres de sopa de conhaque (ou conhaque)
  • Três colheres de sopa de ketchup
  • Duas colheres de sopa de mostarda Dijon
  • Uma xícara de extrato de tomate
  • Uma xícara e meia de creme de leite
  • Sal a gosto
  • Cebolinha picada para decorar
  • Azeite de oliva extra virgem à gosto

Modo de preparo

Em uma tigela grande, misture os cubos de frango com sal, alho, páprica e farinha até que todo o frango esteja coberto. Em uma frigideira grande, em fogo médio alto, aqueça o azeite e a manteiga e refogue a cebola até ficar translúcida (cerca de dois minutos). Adicione o frango e cozinhe até dourar por todos os lados (cerca de cinco minutos). Adicione o conhaque. Deixe o conhaque cozinhar por alguns segundos e depois combine-o com ele e permita que as chamas diminuam por conta própria. Depois que diminuir o fogo parcialmente, adicione a mostarda e o ketchup e cozinhe por um minuto. Adicione o molho de tomate e mexa até incorporar tudo. Verifique se o frango está cozido. Caso contrário, abaixe o fogo e deixe ferver até que o frango esteja pronto. Se estiver, misture o creme de leite e deixe o strogonoff cozinhar por mais cinco minutos. Polvilhe um pouco de cebolinha picada para decorar e sirva quente!

NOTAS

Ao flambear, sempre coloque o licor em um copo antes de adicioná-lo à panela. Nunca o derrame diretamente da garrafa. Sempre tenha cuidado e esteja ciente de animais de estimação e crianças ao seu redor.