Macarronada Cremosa

macarronada cremosa

Os supermercados fazem você acreditar que é sempre a estação das macarronada. Qualquer um que você escolher se torna uma refeição prática, tudo o que você precisa é de uma rápida cozedura em uma panela quente antes de serem jogados em um molho cremoso de macarrão.

Ingredientes

  • Quatro colheres de sopa de azeite extra-virgem
  • Quatrocentas e cinquenta gramas de cogumelos mistos como maitake, ostra, crimini eou shiitake, cortados em pedaços pequenos
  • Um quilo de espaguete ou bucatini
  • Duas chalotas ou duas cebolas picadas
  • Meia xícara de creme de leite
  • Meia xícara de salsa picada
  • Raspas e suco de meio limão
  • Duas colheres de sopa. manteiga sem sal, cortada em pedaços
  • Queijo parmesão ralado (cerca de meia xícara) e mais para servir
  • Pimenta preta moída na hora

Modo de preparo

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma panela grande em temperatura média-alta. Cozinhe metade dos cogumelos em uma única camada, sem mexer, até as bordas ficarem marrons e começarem a ficar crocantes, cerca de 3 minutos. Jogue o restante dos cogumelos e continue a cozinhar, jogando ocasionalmente, até que todos os lados fiquem dourados e crocantes, cerca de 5 minutos a mais.

Usando uma escumadeira, transfira os cogumelos para um prato; tempere com sal. Repita com as duas colheres de sopa de azeite restantes, cogumelos e mais sal. Reduza o fogo para médio-baixo e retorne todos os cogumelos à panela. Adicione as chalotas (ou cebolas) e cozinhe, mexendo sempre, até ficarem translúcidas e amolecidas, cerca de 2 minutos.

Enquanto isso, cozinhe o macarrão em uma panela grande com água salgada fervendo, mexendo ocasionalmente, até ficar al dente, cerca de 2 minutos a menos que as instruções da embalagem. Usando um pegador de macarrão, transfira o macarrão para a panela com cogumelos e adicione a meia xícara de creme de leite líquido para cozinhar com o macarrão.

Aumente o fogo para médio, leve para ferver e cozinhe, mexendo sempre, até a massa ficar al dente e o líquido engrossar levemente, cerca de 3 minutos. Retire a panela do fogo. Adicione as raspas de limão e suco, salsa, manteiga e a meia xícara de parmesão, a pimenta à gosto e misture. Prove e tempere com mais sal, se necessário.

Divida a massa entre as tigelas e cubra com mais parmesão. O espaguete é um alimento versátil que acompanha uma variedade de diferentes molhos e coberturas. Prepare espaguete simplesmente jogando-o com alho e azeite de oliva, ou crie um prato mais elaborado com molho de tomate, queijo parmesão e legumes frescos do jardim.

Dicas adicionais

Adicione a carne magra e sirva o espaguete com uma salada para uma refeição completa ou sirva como acompanhamento em uma reunião de família. Use espaguete integral para obter o máximo de nutrientes e fibras.

Você pode adicionar também queijo e presuntos cortados, com frango desfiado. É uma ótima opção também.

Macarrão com creme de leite combina com Noz Moscada, então você pode usar e abusar dessa deliciosa especiaria.

Propriedades do macarrão

  • O macarrão é feito de farinha, água e formado em cordas sólidas. A farinha é uma fonte de carboidratos, o combustível preferido para o seu metabolismo.
  • O espaguete é uma fonte alimentar de vitaminas, minerais e fibras – especialmente se você comprar macarrão integral. Uma porção de ½ xícara de macarrão de trigo integral tem 90 calorias, mas contém 2 gramas de fibra, além de cálcio e ferro. Grãos integrais também contêm níveis mais altos de nutrientes selênio, potássio e magnésio.
  • Possui fibra. A fibra desempenha vários papéis importantes na saúde, incluindo a regulação do açúcar no sangue, digestão e imunidade. A fibra diminui a absorção de açúcares, ajudando a manter níveis equilibrados de açúcar no sangue. A fibra alimentar também absorve a água e adiciona volume às fezes, promovendo a regularidade. A alta ingestão de fibras suporta bactérias benéficas no trato digestivo que ajudam o sistema imunológico a combater infecções.

Agora que você sabe os benefícios do macarrão e essa deliciosa receita, você vai adorar fazê-la nas reuniões de amiga ou para o seu jantar, depois de um dia cansativo de trabalho. É uma receita muito prática e a experiência degustativa é incrível. Bom apetite! Porque, afinal, os dias ficam muito melhores com um delicioso macarrão!